Campanha dia 20 de julho dê livro nacional de presente

Incentivando a leitura de autores nacionais


Mesmo antes de decidir publicar um livro (escrevo há dezessete anos e só agora resolvi publicar um livro), eu já conhecia e apoiava esta campanha, pois acho muito importante incentivar a leitura e a escrita, processos estes tão importantes para a geração de conhecimento e para o desenvolvimento do senso crítico.
Infelizmente, no Brasil, ainda há poucos leitores e o livro não é acessível a todos. Temos também um grande número de analfabetos e de analfabetos funcionais. Quem acompanha este blog sabe que eu sempre incentivo a leitura e a escrita e, como já descrevi aqui, ser escritor no Brasil não é fácil. Apesar disso, eu acredito que a educação e a geração de conhecimento são dois dos fatores fundamentais para termos um país melhor, no qual os direitos das pessoas serão respeitados.
As palavras educação e a geração de conhecimento hoje são muito faladas e já viraram modismo; mas, nem sempre, são devidamente utilizadas, gerando equívocos. Não vou entrar no mérito da questão agora, mas quero lembrar que a leitura e a escrita são fundamentais para que a educação e a geração de conhecimento se tornem uma realidade. Outro aspecto importante para isso é a valorização dos leitores e escritores brasileiros.
Na minha opinião, os leitores podem ser valorizados através do aumento e melhoria das bibliotecas, do barateamento dos livros, do incentivo à leitura desde a mais tenra idade (mães: Que tal lerem para seus filhos pequenos?), dentre outros aspectos. Os escritores podem ser valorizados através da compra e leitura de autores nacionais para estimulá-los a continuar na árdua luta de escrever no Brasil. Os livros internacional são bons, mas os nacionais também são!!! Além disso, é muito interessante ler livros que tem como contexto a realidade brasileira, que discutem problemas que nós brasileiros vivenciamos. Enfim... livros que tem a nossa cara, a cara do Brasil.
Assim, vamos incentivar a leitura de autores brasileiros!!! No dia 20 de julho, vamos dar um livro de um autor nacional de presente! Neste dia, podemos também nos auto presentearmos com livros nacionais. Afinal, dar livros de presente e comprar livros para si mesmo é contribuir para o próprio crescimento intelectual e também para o de outrem. <3

Diana Scarpine

Nenhum comentário